Código de Ética

O Código de Ética da AccessBrasil apresenta formas de conduta e atuação de caráter corporativo, a fim de esclarecer e preparar seus colaboradores em relação a aspectos institucionais e sociais, dando-lhes referências para assumir responsabilidades pessoais e coletivas. Os mandamentos da ética profissional estão baseados em dois grandes princípios: o da ciência e o da consciência. O primeiro diz respeito às capacidades técnicas e operacionais de cada indivíduo para o desempenho de sua função, visando à otimização da qualidade de vida dos consumidores. O segundo diz respeito aos efeitos do desempenho de cada colaborador perante a empresa e a sociedade, por meio de competição leal e de respeito às leis. Este código busca reunir práticas e interpretações sobre as situações mais frequentes em atividades de rotina no ambiente empresarial. Tem como propósito encorajar clientes, fornecedores, colaboradores e terceiros a conduzirem suas atividades dentro dos mesmos princípios.


Itens

Os objetivos específicos da AccessBrasil com a implantação de seu Código de Ética são:

  • zelar pela manutenção de sua imagem de empresa sólida e confiável, que busca resultados de forma honesta, justa, legal e transparente;
  • fazer uso de prática de concorrência leal entre empresas do mesmo segmento;
  • realizar ações marcadas pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito e pela valorização do ser humano, em sua privacidade, individualidade e dignidade;
  • repudiar qualquer atitude guiada por preconceitos relacionados à origem, à raça, à religião, à condição ou à classe social, ao sexo, à cor, à idade, à orientação sexual, às preferências políticas e/ou partidárias, ao nível hierárquico, às características físicas e a quaisquer outras formas de discriminação.

A AccessBrasil atua no mercado levando em conta todos os indicadores de responsabilidade social corporativa, ao mesmo tempo em que busca liderança comercial e satisfação de seus clientes. Tem convicção de que, para se consolidar e se desenvolver, deve partir de objetivos empresariais e de princípios éticos e legais precisos que sejam compartilhados pelos seus administradores, colaboradores e parceiros comerciais.

O Código de Ética AccessBrasil foi desenvolvido por um grupo de gerentes e diretores representativos das diferentes áreas da empresa e contou também com o aval e a revisão de membros de vários níveis hierárquicos dentro da empresa.

Os relatos e dúvidas pertinentes ao Código de Ética devem ser encaminhados ao Núcleo Operacional de Ética Corporativa, responsável pelas demandas oriundas do conjunto de políticas internas da empresa. Este Núcleo tem a função de divulgar normas, esclarecer pontos e assegurar o cumprimento deste Código de Ética. É composto pelos seguintes colaboradores: Diretoria e Assessoria em Comunicação. O Núcleo se reporta à Presidência e a Diretoria, sob a Coordenação da Assessoria de Comunicação.

Os assuntos podem ser relatados ao Núcleo por meio do e-mail access@acessbrasil.net.br ou telefone (11) 5641-3553 R|217 diretamente a um dos integrantes do Núcleo, todos com canais específicos para recebimento de relatos, dúvidas e denúncias.

A AccessBrasil garante aos manifestantes respeito, confidencialidade e resposta ao assunto relatado.

A Missão da AccessBrasil é Desenvolver produtos e serviços diferenciados em manutenção e em gerenciamento de informações e tecnologias necessárias de forma eficiente, gerando riqueza e oportunidades aos investidores, colaboradores e parceiros.

Nossos Valores são: Ética e Pessoas, transparência e comprometimento com a idoneidade e a justiça nas atividades empresariais e nos relacionamentos com clientes e colaboradores.

A escolha e a contratação de fornecedores AccessBrasil devem ser baseadas em critérios técnicos, profissionais e éticos, atendendo às necessidades da empresa, mediante utilização de processos de avaliação imparciais e justos.

Os requisitos estabelecidos nas políticas internas devem ser atendidos.

  • A AccessBrasil espera e mantém comportamento ético no caso de tecnologia compartilhada.
  • A AccessBrasil não pactua com a prática de contratação de empresas ou pessoas físicas para a finalidade de espionagem ou qualquer outro meio ilícito para obter conhecimento sobre produtos da concorrência, sendo totalmente vedada a concorrência desleal.

A utilização do trabalho de menores pela AccessBrasil e seus fornecedores deve atender aos requisitos da legislação vigente.

As relações com os clientes AccessBrasil devem levar em consideração os interesses mútuos de forma responsável.

A empresa não se utiliza de práticas abusivas em decorrência de situações conjunturais, nem de práticas coercitivas e desleais ou de violações aos princípios do livre mercado.

O desenvolvimento de novos produtos considera apenas matérias-primas, componentes, embalagens e processos éticos aceitos pelas organizações reguladoras e oficiais do País.

A prestação de serviços obedece aos mesmos processos éticos. Casos em que houver polêmica serão tratados de forma transparente perante autoridades competentes e público consumidor.

A AccessBrasil não faz uso de publicidade enganosa, entendendo-se como tal toda e qualquer mensagem publicitária que explore dados ou fatos falsos ou imprecisos, iludindo o destinatário da mensagem com o objetivo de obter vantagem para a empresa. Toda e qualquer publicidade deve seguir rigorosamente as normas que tutelam as relações de consumo.

A AccessBrasil também não permite que suas mensagens publicitárias possuam conteúdos abusivos (aquelas que sejam discriminatórias, incitem a violência, explorem o medo ou a superstição, aproveite-se de deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeitem valores ambientais ou que induzam o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde ou segurança).

Constitui política imprescindível da AccessBrasil o respeito aos direitos dos consumidores. Satisfazê-los é parte da missão de todos os colaboradores da empresa.

A aquisição de produtos ou contratação de serviços jamais poderá ser condicionada à concordância do fornecedor em adquirir, em reciprocidade, produtos ou serviços AccessBrasil.

Da mesma forma, todas as relações comerciais devem ser realizadas sem qualquer comprometimento de condições especiais, compensações, prorrogações ou reciprocidade, exceto quando o procedimento estiver previsto na política e/ou estratégia de marketing ou vendas vigentes e se tratar de prática comum e legal no segmento de mercado.

Eventuais práticas ilegais devem ser formalmente comunicadas ao Núcleo Operacional de Ética Corporativa, visando à adoção de providências cabíveis, de acordo com a gravidade do ocorrido.

A concorrência leal deve ser o elemento básico em todas as operações que envolvam outras empresas dos segmentos nos quais a AccessBrasil atua.

A competitividade deve ser exercida com base nesse princípio. Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre os mesmos. Os concorrentes devem ser tratados com todo o respeito essencial à concorrência salutar e leal.

É proibido fornecer informações da AccessBrasil para quaisquer concorrentes.

A participação em palestras, cursos e similares para intercâmbio de informações com os segmentos nos quais atuamos deve ser aprovada formalmente pelo Diretor.

RESPEITO

O respeito ao colaborador AccessBrasil deve ser observado em quaisquer situações. Ele é manifestado por um tratamento justo, digno e sem discriminações. Situações que possam caracterizar assédio sexual ou moral, colocando em risco a liberdade ou dignidade individual dos colaboradores, são expressamente proibidas.

A conduta das lideranças é referência para toda a organização, o que aumenta ainda mais a sua responsabilidade em manter uma postura absolutamente ética em suas atitudes e ações. Sua posição não pode ser confundida com um pretenso direito à arbitrariedade.

A AccessBrasil não admite abordagens, ações, comentários ou outras condutas que possam criar a quaisquer colaboradores um ambiente de intimidação, constrangimento ou ofensa.

A AccessBrasil não admite o uso do cargo para solicitar ou aceitar favores ou serviços pessoais de subordinados.

PROFISSIONALISMO

Os colaboradores AccessBrasil devem desempenhar suas atividades de modo profissional em qualquer situação e possuir o perfil e as qualificações técnicas e legais necessários para o adequado desempenho de suas atividades.

O funcionário deverá manter confidencialidade dos assuntos de sua área ou função. Caberá aos gestores orientar sobre o grau de sigilo necessário a cada assunto ou atividade dentro da própria empresa, além daqueles de natureza da própria função, tais como salários, resultados contábeis, desenvolvimento de novos produtos, resultados de pesquisas, entre outros.

OPORTUNIDADES

A AccessBrasil conduz seus processos seletivos com igualdade de oportunidade e tratamento na seleção de novos colaboradores e/ou nas promoções internas.

É fundamental propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existente, segundo as características, competências e contribuições de cada colaborador.

A AccessBrasil não admite nenhuma decisão que influa na carreira profissional de colaboradores baseada apenas em relacionamento pessoal.

Nos desligamentos, deverá ser dado um retorno pessoal e confidencial pela liderança imediata, garantindo a dignidade e respeitando a empregabilidade do indivíduo.


CONDUTA PESSOAL

Os colaboradores AccessBrasil devem manter sua conduta, dentro ou fora da empresa, de forma a não afetar de qualquer modo o seu desempenho, o de outros colaboradores ou os interesses comerciais da própria empresa.

São exemplos de conduta esperada pela AccessBrasil e compatível com os seus valores:

  • reconhecer honestamente os erros cometidos e comunicá-los imediatamente a seu superior hierárquico;
  • questionar orientações contrárias aos princípios e valores da empresa;
  • apresentar críticas construtivas e sugestões visando aprimorar a qualidade do trabalho.

A vida privada é direito fundamental do ser humano. Dessa forma, será respeitada a individualidade das pessoas. No entanto, a AccessBrasil recomenda que seus colaboradores conduzam suas próprias finanças de modo prudente, evitando situações que possam refletir desfavoravelmente na sua reputação ou que possam acarretar prejuízo à empresa e/ou à sua comunidade de negócios (colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores, etc.).


UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO

Os ativos AccessBrasil, tais como equipamentos, veículos, sistemas, telefonia, instalações, suprimentos, cartões de crédito empresariais e materiais de escritório em geral, somente podem ser utilizados para a realização das atividades ligadas aos negócios da própria empresa e de acordo com políticas operacionais aprovadas e vigentes, respeitando-se rigorosamente as normas legais.

Todos os colaboradores são responsáveis por preservar e proteger a propriedade e os bens que lhes são confiados, devendo estar em alerta para quaisquer situações ou incidentes que possam resultar em perdas, má utilização ou furto do patrimônio da empresa.


ATIVIDADES COMERCIAIS ENTRE COLABORADORES

Toda e qualquer atividade comercial entre colaboradores somente poderá ser realizada após avaliação e aprovação formal da Diretoria, que atenderá ao previsto na política interna da empresa.

A AccessBrasil mantém no Departamento de Recursos Humanos as informações pessoais relacionadas aos colaboradores, inclusive informações médicas e relativas a benefícios. O acesso a tais informações está restrito ao Departamento de Recursos Humanos.

Informações pessoais somente serão transmitidas a terceiros pelo Departamento de Recursos Humanos mediante solicitação escrita e aprovação expressa do próprio colaborador e da Diretoria e/ou em casos de ordem judicial expressa.

Os colaboradores que têm acesso às informações pessoais têm obrigação de garantir a confidencialidade das mesmas.

Quaisquer situações que envolvam conflitos de interesses devem ser reportadas ao Núcleo Operacional de Ética Corporativa. Os tipos de conflitos de interesses mais comuns encontram-se relacionados a seguir:

VÍNCULOS FAMILIARES

A empresa não permite a contratação de familiares ou a manutenção do emprego de cônjuges no mesmo departamento, conforme política interna.


INTERESSES FINANCEIROS PESSOAIS

Nenhum colaborador deve:

  • ter qualquer interesse financeiro em empresas com as quais a AccessBrasil realize negócios ou com as quais concorra;
  • dar assistência a empresas concorrentes nos mesmos segmentos da AccessBrasil, seja na condição de empregado, consultor, gestor, etc.


RECEBIMENTO OU SOLICITAÇÃO DE VALORES, BRINDES, PRESENTES, FAVORES E AFINS

A AccessBrasil não pactua com pagamentos em dinheiro, presentes, favores, serviços e/ou outras formas que possam interferir nas suas relações com os poderes constituídos, órgãos fiscalizadores, clientes, fornecedores ou outros públicos, que possam caracterizar de alguma forma a busca de favorecimento ou influências em transações, atos ou decisões.

Da mesma forma, os colaboradores não podem, para fins de benefício próprio, de parentes ou amigos, aceitar ou solicitar dinheiro, presentes, favores, serviços e/ou outros benefícios de pessoas físicas ou jurídicas com as quais a AccessBrasil mantenha ou possa manter relações comerciais, conforme políticas operacionais aprovadas e vigentes.

A perpetuação da empresa e a busca por resultados devem ser feitos dentro de uma postura ética nos negócios.

O relacionamento com os parceiros deve se basear na comunicação precisa, transparente e oportuna de informações que lhes permitam acompanhar as atividades comuns.

Informações não oficiais relacionadas a resultados financeiros devem ser ignoradas e neutralizadas, para que não venham a influenciar de alguma forma os colaboradores, o mercado em geral e/ou os parceiros.

Somente a Diretoria ou colaboradores/terceiros com delegação da Diretoria estão autorizados a dar entrevistas, prestar declarações, responder a pesquisas corporativas, etc., em nome da empresa, para a imprensa em geral.

O relacionamento com os poderes constituídos deverá ter como base o respeito mútuo e as legislações vigentes.

É de responsabilidade dos colaboradores a preservação da confidencialidade das informações AccessBrasil relacionadas a preços, fórmulas, contratos, sistemas, acessos, documentos, etc., bem como a detalhes de suas transações com clientes, fornecedores ou prestadores de serviços.

Os usuários de sistemas e principalmente os usuários de notebooks são responsáveis pela manutenção da confidencialidade de senhas dos arquivos e sistemas instalados nos mesmos.

A AccessBrasil compromete-se a respeitar de forma proativa o meio ambiente e a atender à legislação vigente em todos os seus aspectos. São metas da empresa a responsabilidade social e ambiental e o comprometimento para com as futuras gerações.

A empresa empenha-se no cumprimento de suas metas de segurança e higiene no trabalho, contribuindo para a melhoria desses indicadores nas comunidades em que está presente.

Todos os colaboradores têm um papel a desempenhar na proteção ao meio ambiente e, caso seja notada qualquer eventual irregularidade, o fato deve ser comunicado imediatamente ao Diretor da área do colaborador e ao Núcleo Operacional de Ética Corporativa.